quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Banheiro Feminino - Recortes de jornal – Por Nina Dionysio

Um certo dia, após ler o livro Inteligência Emocional, recomendado por um professor da faculdade, comentei a um amigo algumas partes do livro: importância das amígdalas, para que servia o Tálamo, Hipotálamo etc.

Porém me espantei com sua pergunta:

-Não sabia que vocês aprendiam essas coisas na faculdade de Pedagogia, pensei que só fizessem recortes de jornal.

Pois bem, na hora, não me recordo o que respondi, era nova, entrando na faculdade, nenhuma experiência com criança, nenhuma resposta bem elabora como: eu sei isso, segundo fulano de tal, aprendi isso lendo a teoria de tal... na verdade não sabia nada vezes nada..mas tinha consciência de que estava com a mente aberta para aprender.

Hoje, dois anos e meio após este episódio, eu posso dizer o que aprendi na faculdade de Pedagogia:

1°) É a faculdade mais bela que se pode existir, lembrem-se disto Pedagogos e Pedagogas;

2°) Aprendi não apenas a fazer recortes de jornal, hoje faço recortes de EVA, TNT, invento teatros, histórias infantis, crio bonecos, usufruo de sucatas e brinquedos velhos para a aprendizagem e divertimento da criançada.

3°) Hoje, depois de um ano dando aula e mais meio ano trabalhando em creche, diria a esse amigo que também sei trocar fraldas de criança, dar banho, verificar a febre, cantar musiquinha, embalar para dormir, fazer mamadeira, perceber nos bebês uma dor de ouvido, dor de barriga e cólicas, exigir respeito, proporcionar alegria, instigar o contato físico entre os coleguinhas, o cumprimento, os bons modos à mesa. Sei também posicionar-me em frente aos meus alunos obtendo atenção enquanto explico continhas de vezes, dividir, verbos, substantivos e adjetivos.

4°) Diria a meu amigo que a faculdade ensinou-me a amar o que faço, a ter prazer quando ensino. Não existe nada melhor que dizer: meus alunos, ou, meus pimpolhos da creche.

5°) Aprendi também, que não quero outro emprego em minha vida, não pretendo ser dentista, engenheira, advogada, administradora, médica, enfermeira ou psicóloga, porque aprendi que não nasci para isso, porém admiro meus amigos que têm o dom para exercerem essas funções.

6°) Sei também que hoje meu amigo (gente, ele é engenheiro, se é que vocês têm curiosidade) ainda não sabe que na faculdade de Pedagogia aprendemos mais do que recortar jornal, acho que nos cursos que ele fez aqui no Brasil e em outro país não lhe ensinaram isso, e a vida também não lhe mostrou a complexidade e o compromisso que estão junto ao ato de ser EDUCADOR!!!

Mas, com certeza, quando esse cara tiver filhos, em meio a choros, dores de barriga, aquele cheirinho de fraldas sujas, livros sobre como educar seu filho, dar limites etc, ele se arrependerá da pergunta que fez. E para se redimir conosco Pedagogas, vou fazer ele pedir desculpas com recortes de jornal.

Por Nina Dionysio

Nenhum comentário:

Postar um comentário